sábado, 21 de abril de 2012

Parabéns Estádio Palestra Itália!!!

O começo de tudo

   E hoje completamos 95 anos desde a 1° partida em que jogamos no "Santuário Alviverde" O Palestra Itália, também conhecido como Parque Antárctica. Na época do 1° jogo o estadio pertencia à Companhia Antárctica Paulista e era uma área de lazer muito tradicional em São Paulo, tinha um campo que era cedido à equipe de futebol do Germânia (atual Pinheiros). Depois da Primeira Guerra Mundial e a consequente crise financeira do Germânia, o América, clube então em formação, passou a ser o locatário do estádio.
   Mas o América não podia arcar com as despesas de aluguel sozinho, e o Palestra, que já levava grande público a seus jogos, interessou-se pelo local. Então foi realizado um contrato que previa que o América utilizasse a estrutura nas terças, quintas, sábados e domingos, enquanto o Palestra Itália usaria o local nos mesmos dias, porém na parte da tarde, para treinos e partidas oficiais.
 
 O 1° jogo foi contra Internacional da capital pelo Campeonato Paulista. A histórica partida ficou marcada pelo início de uma boa fase do Verdão, que goleou por 5 a 1 uma equipe que inclusive já havia conquistado o título de campeão estadual, em 1907. O atacante Caetano teve a felicidade de marcar o primeiro gol do time no Parque Antarctica. Em 1920, o Palestra Itália (com o apoio da Cia Matarazzo) efetuou a compra do campo de futebol e de grande parte do terreno do Parque da Antarctica, pelo valor total de 500 contos de réis (algo em torno de R$600.000,00), sendo 250 contos à vista, e outras duas parcelas anuais de 125 contos cada, além de um contrato perpétuo de venda dos produtos da Companhia Antarctica nas dependências do estádio. Na primeira partida como legítimo proprietário do estádio, no dia 16 de maio de 1920, o Palestra Itália aplicou uma sonora goleada sobre o Mackenzie, por 7 a 0, gols de Caetano (3), Heitor (2), Fabbi e Imparato. A partir daí a história a do Palmeiras e seu estádio se fez com muitas glórias.

Curiosidades

   Marcos foi que mais atuou por mais tempo no estadio Palestra Itália realizou 211 partidas.
   Heitor foi quem mais fez gols 173, em 172 partidas.

   Em 8 de agosto de 1920, o estádio sediou o Palestra Itália na maior goleada de sua história: 11 a 0 contra o S.C Internacional, pelo Campeonato Paulista.
   Em 26 de outubro de 1922, o Palmeiras venceu o Paraguai por 4 a 1 no primeiro jogo internacional do Estádio.
   Em 3 de novembro de 1933, ocorreu a maior goleada contra o maior rival: Palestra Itália 8 x 0 Corinthians.
   Em 16 de dezembro de 1934, o Palestra Itália perdeu para a Seleção Brasileira por 4 a 1 (gol de Carazzo).
   Em 21 de janeiro de 1976, o Estádio Palestra Itália viu seu último clássico Palmeiras e Corinthians: empate em 1 a 1.
   De 1986 a 1990, um número expressivo de 68 jogos de invencibilidade foi construído no Palestra Itália, sendo reconhecido pela FIFA como recorde por um time profissional de futebol.
   Em 1922 o Estádio Palestra Itália foi o local em que a seleção brasileira exibiu-se pela primeira vez na cidade de São Paulo e obteve sua primeira conquista da Copa Rocca, em cima da Argentina.


A maior conquista no Estádio

   Era a terceira final de Taça Libertadores do Palmeiras, nas outras duas oportunidades a equipe alviverde havia sido derrotada em 1961 pelo Peñarol, e em 1968 pelo Estudiantes. Seu adversário desta vez seria o Deportivo Cali.   A primeira partida foi disputada em Cali, 1 a 0 para o Deportivo, com um gol de Bonilla. O jogo decisivo, no Palestra Itália, foi emocionante Felipão chegou a tirar Arce, um lateral, para a entrada de um atacante, aliás, o ídolo palestrino Evair que aos 19 deixou o dele. Zapata fez o gol de penalti aos 24 minutos, por um momento achei que o título não viria, mas felizmente numa jogada do Zinho com o Junior que cruzou para o Oséas fazer o gol da vitória.E tinha que ser nos penaltis, tinha que ser sofrido.
   Ainda por cima, o Zinho errou a 1º cobrança, mas quando vem a lembrança de São Marcos diante do maior rival Corinthians, vi que o Palmeiras conquistaria o título.
   O mesmo Zapata que fizera durante a partida, chutou para fora, e, para explodir o Palestra Itália, e, toda nação Palestrina.

E ao estádio de Palestra Itália o meu agradecimento por fazer parte de nossa história!!!!

Um comentário: